sacola de papel hega
sacola de papel hega

No Brasil, números conclusivos que demonstrem o real impacto das embalagens de papel ou plástico são escassos, mas, de acordo com um instituto financiado pelo setor de embalagens nos Estados Unidos, a Progressive Bag Alliance, cinco bilhões de embalagens de papel são usadas todos os anos na terra do Tio Sam, em comparação com 92 bilhões de embalagens plásticas.

Esses números mostram a disparidade entre o uso de embalagens de papel e plástico, especialmente sacolas e sacos. Durante muito tempo tem sido propagado que as embalagens de papel são melhores em termos de usabilidade e de proteção ao meio ambiente em relação às embalagens plásticas. Mas, será que isso é verdade?

É isso que iremos responder no artigo a seguir.

Boa leitura!

Impacto ambiental

Embalagens plásticas têm má reputação — e por um bom motivo. O plástico leva séculos para se dissolver depois de acabar em um aterro, enquanto o papel se decompõe muito mais rápido e sem muitas dificuldades.

De fato, de acordo com um artigo da revista Slate, as embalagens plásticas não são biodegradáveis de forma alguma, então seria preciso esperar que os raios UV as destruíssem, o que pode levar de 500 a mil anos ou mais. Além disso, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos estima que seriam necessários 12 milhões de barris de petróleo para produzir as embalagens plásticas usadas naquele país em um ano.

Opções de Reciclagem

Embalagens de papel, por outro lado, são feitos pelo menos parcialmente de papel reciclado ou fibra. A maioria das embalagens de papel contém pelo menos 35% de material reciclado, mas muitas empresas usam muito mais do que esse percentual na composição do material.

Uma vez descartadas, essas embalagens também podem ser recicladas novamente, enquanto as embalagens de plástico não podem ser recicladas ou muitas usinas de reciclagem não as aceitam porque podem entupir as máquinas e complicar o processo de reciclagem.

Outra opção é rasgar as embalagens de papel em pequenos pedaços e adicioná-los à sua pilha de compostagem. Se você fizer esse procedimento, esses materiais se transformam em nutrientes no solo durante um período de apenas alguns meses.

Proteção da Vida Marinha

Segundo a Organização Internacional da Conservação Ambiental, o lixo plástico, que inclui embalagens plásticas, mata milhares de animais marinhos a cada ano. Os sacos plásticos podem bloquear a entrada do estômago e causar fome em vários animais marinhos, incluindo tartarugas marinhas, baleias e aves marinhas.

Alguns animais confundem sacolas plásticas com águas-vivas ou outros alimentos e os procuram ativamente, o que faz com que sejam ainda mais nocivos.

Usabilidade

Existe uma ideia errada de que as embalagens de papel são mais frágeis do que as embalagens plásticas, mas isso não é verdade. Sacolas de papel, por exemplo, podem carregar mais itens por unidade — de 50% a 400% mais, dependendo de como esses itens são embalados —, pois têm mais volume e são mais resistentes.

Assim, além de todas as vantagens ambientais, as embalagens de papel também são mais resistentes, elegantes e versáteis, o que faz com que ganham uma vantagem evidente em relação às embalagens de plástico.

Se desejar conhecer nossas soluções em embalagens de papel, acesse o link a seguir e visite o nosso perfil no Instagram! Visite também a nossa loja e conheça os nossos produtos mais de perto.