Fruit cake and all kinds of delicious fruit

Não importa se a ocasião é um aniversário, chá de bebê, casamento ou se simplesmente bateu aquela vontade: bolos decorados são tudo de bom!

Mas, para se diferenciar da concorrência, agregar valor ao seu produto e fisgar a atenção do cliente, nada melhor que aprender algumas técnicas de bolos decorados que vão deixar todos com água na boca. Que tal?

Pensando nisso, separamos 5 receitas maravilhosas de bolos decorados para você deixar todo mundo apaixonado!

1 – Naked cake com recheio de brigadeiro

Lindo, coringa e totalmente adaptável aos mais diversos eventos e ocasiões, esse bolo decorado não é superado facilmente. Apesar do fácil preparo, algumas dicas devem ser levadas em consideração para que essa receita de bolo saia perfeita!

Do que você vai precisa?

Para a massa:

  • 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
  • 3 ovos em temperatura ambiente
  • 2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3/4 xícara (chá) de cacau ou chocolate em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Para o brigadeiro:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite

Para a cobertura de chocolate:

  • 200 gramas de chocolate ao leite em gotas ou picado
  • 50 gramas de creme de leite

Como fazer?

A massa:

Primeiro, você deve untar e enfarinhar 3 assadeiras de, mais ou menos, 17cm de diâmetro. Para dar um efeito mais bonito na hora de desenformar, peneira as formas com uma mistura de farinha de trigo e cacau em pó. Reserve

Em seguida, bata a manteiga e o açúcar até que um creme mais claro se forme. Vá adicionando a baunilha e os ovos aos poucos, batendo a cada nova adição, até que tudo se transforme em uma massa homogênea.

Misture até alcançar uma massa homogênea

Vá acrescentando a metade da mistura da farinha e metade do leite. Misture tudo e depois acrescente a outra metade. Por último, adicione fermento e bicarbonato.

Distribua a massa nas 3 formas. Asse em forno pré-aquecido em 180º graus até você espetar a massa com um palito e ele sair limpinho.

Para o brigadeiro

Você lembra que já ensinamos vários pontos de brigadeiros aqui, né? Mas, caso você queira fazer um tradicional, tudo o que você deve fazer é juntar o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela em fogo baixo.

O segredo para um bom brigadeiro é mexer sempre! Quando o doce desgrudar do fundo da panela, está pronto! Logo depois, adicione o creme de leite, misture bem e desligue o forno.

Coloque o brigadeiro em uma tigela e cubra com um plástico em contato com o doce para não criar película. Reserve até ficar frio.

Para a cobertura

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas de 30 em 30 segundos em potência alta. Você deve mexer a cada pausa, para que não queime.

Adicione em seguida o creme de leite – que NÃO deve estar gelado -, misture até que se forme um creme liso. Você deve cobrir o bolo imediatamente com a cobertura, se não, ela pode ficar com grumos.

O segredo é a montagem!

Corte a “tampinha” de cada bolo para que ele fique reto. Essa parte é muito importante para que seu naked cake não entorte. Para que o bolo fique mais reto, é recomendável montar no acetato, mas se você não tiver, monte direto no prato.

Coloque a primeira massa de bolo e umedeça com a calda de sua preferência. Adicione o recheio de brigadeiro e espalhe com uma espátula ou colher.

Coloque a segunda massa, pressione com delicadeza em toda a circunferência para que o recheio se espalhe de maneira uniforme. Repita o processo com o recheio de brigadeiro.

Um tempinho na geladeira…

Leve o bolo à geladeira por pelo menos 1 hora. Após esse tempo, retire o bolo da forma, depois remova o acetato com cuidado para que o brigadeiro não saia. Alise os recheios com uma espátula para fica bem retinho.

Cubra o topo do bolo a cobertura de ganache e está pronto! Enfeitar a parte de cima com confeitos é opcional, mas fica lindo!

2 – Bolo espelhado

Este tipo de bolo é tão lindo que parece surreal. Chique e elegante, é ótimo para casamentos, formaturas ou comemorações mais solenes. O melhor é que você pode fazer a massa de pão de ló do sabor que você quiser!

O que vai fazer toda a diferença é a cobertura de glacê espelhado. Esse efeito, criado na Rússia, tem tudo para ser sucesso no Brasil!

Do que você vai precisar?

  • 20g de gelatina em pó
  • 120ml de água
  • 300g de glucose
  • 300g de açúcar
  • 300g de chocolate branco derretido
  • 200g de leite condensado
  • 10g do corante em pó lipossolúvel – da cor que você escolher!

Como fazer?

O grande segredo para deixar a cobertura lisinha e brilhante é a rapidez na hora de misturar os ingredientes. Portanto, fique bem atento!

Primeiro, hidrate a gelatina e reserve. Em seguida ferva a glucose e o açúcar em uma panela com 120ml de água. Retire do fogo e acrescente a gelatina. Vá adicionando o leite condensado até tudo encorpar.

Acrescente o chocolate branco, derretido no micro-ondas – que ensinamos na receita acima – ou em banho-maria. Misture até ficar consistente e despeje o corante.

Espere até o bolo refrigerar para aplicar a cobertura

Espere esfriar um pouco, cubra o recipiente com um papel-filme encostando na calda e reserve. É importante que o bolo esteja refrigerado, assim o glacê irá aderir melhor.

Na hora da cobertura, retire o bolo da geladeira, coloque suspenso em cima de um suporte – assim a calda pode escorrer livremente. Dica para evitar muita bagunça: forre a superfície com papel-filme!

Agora é só despejar o glacê espelhado por cima do bolo e com a ajuda de uma espátula retirar o excesso e dar o acabamento final.

3 – Bolo decorado com frutas

Fruit cake and all kinds of delicious fruit

Bolo decorado com frutas é um dos preferidos dos brasileiros. Por quê? Porque é delicioso! E, além disso, nosso país nos dá inúmeras opções de frutas tropicais deliciosas para caprichar na decoração.

Aqui, o pão de ló também pode ser da sua preferência.

Do que você vai precisar?

Para o recheio:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 colher de sopa de margarina

Para a cobertura:

  • 200 ml de chantilly batido fresco
  • Frutas da sua preferência – morangos, kiwis, cerejas, pêssegos…

Como fazer?

Primeiro, você deve fazer o creme de recheio do bolo. Misture os ingredientes na panela, em fogo baixo, e mexa sempre. Até que tudo vire um brigadeiro branco bem resistente.

Depois de pronto, reserve. Use o mesmo truque de cobrir com um plástico para não criar nata. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de de pronto, misture o chantilly já batido.

Em seguida, higienize e corte em cubinhos as frutas que você irá utilizar. Depois, umedeça o primeiro pão de ló com a calda de sua preferência e adicione as frutas até cobrir essa primeira parte.

Horinhas de espera que valem a pena!

Logo, cubra com o recheio branco, sempre espalhando. Repita o processo com o segundo pão de ló. Depois, deposite a última camada de pão de ló e leve à geladeira por 6 horas.

A seguir, desenforme o bolo e comece a parte divertida: confeitar! Passe o chantilly recém batido em toda circunferência e decore com as frutas que você preferir.

4 – Bolo Glow

Mais uma técnica russa que vai encantar todos os brasileiros! O charme do bolo glow é seu brilho de glitter – até parece um bolo falso de tão perfeito. Acredite: fazer esse bolo é mais fácil do que você imagina.

Do que você vai precisar?

Para a cobertura e recheio:

  • 600g de chocolate branco
  • 200 ml de creme de leite
  • Corante para chocolate da cor que você preferir
  • Glitter comestível da cor que você preferir

Como fazer?

Derreta o chocolate no micro-ondas (lembre-se de mexer a cada 30 segundos) e misture com o creme de leite. Adicione o corante e mexa até uniformizar. A ganache está pronta! Deixe na geladeira por 1 hora.

Posicione a primeira camada de bolo em um prato ou acetato. Umedeça com a calda da sua preferência e coloque o recheio. Espalhe com uma espátula. Em seguida, adicione a segunda camada de bolo.

Repita o mesmo processo e finalize com a última camada de bolo. Leve o bolo para a geladeira durante 10 minutos. Assim, você garante que o bolo fique mais firme e mais fácil de trabalhar.

O truque é não economizar na ganache

Aplique a ganache em toda a circunferência do bolo e vá alisando com a espátula. Repita o processo, fazendo uma segunda camada. Deixe gelando por mais 10 minutos. Ao retirar o bolo da geladeira, finalize com mais uma camada de ganache.

Após dar os retoques finais e alisar a cobertura, leve à geladeira por mais 20 minutos.

A seguir, vá aplicando com um pincel o glitter comestível em toda a área do bolo. Dica: invista em movimentos leves, de baixo para cima. Você pode dar o toque final com flores comestíveis ou naturais! Está pronto!

5 – Bolo decorado com rosas de chantilly

Essa é a técnica mais fácil que vamos ensinar aqui! O melhor é que você pode adaptá-la a qualquer massa de bolo e escolha de cor. Tudo o que você irá precisar será chantilly batido fresco e saco de confeitar.

Do que você vai precisar?

  • 600ml de chantilly batido fresco
  • Saco de confeiteiro
  • Bico 1M
  • Corante em gel da cor que você preferir – opcional

Como fazer?

Cubra todo o bolo com uma primeira camada bem fina chantilly batido fresco. É essa camada que irá “segurar” a camada de rosas desse bolo decorado.

Depois, você deve colocar o restante do chantilly no saco de confeiteiro, ajustado para o bico 1M. A seguir faça círculos obedecendo os seguintes movimentos: aperte, sentido anti-horário e solte. Aí está formada sua rosa!

Aplique essa decoração em todas as partes que desejar. Essa técnica permite que você solte a criatividade, brincando com cores e texturas!

Gostou das receitas e precisa de embalagens para valorizar ainda mais seus bolos e tortas?

Agora que você já sabe todas essas receitas maravilhosas de bolos decorados, temos outra coisa para dizer para você:

Se precisar de embalagem para vendê-los, já sabe: HEGAPACK tem a melhor solução em embalagem de cartão. Acesse nosso site e conheça o nosso catálogo de embalagens para bolos e tortas.

Ou então, acesse o nosso blog para ter se inspirar e aprender muitas outras técnicas e ideias!

Se você é um doceiro profissional e, além de querer saber fazer lindos bolos decorados você também quer descobrir como ampliar o seu cardápio de doces, clique AQUI.


Hegapack comercializa embalagens de papel direto de fábrica, produzidas pela Cartonagem Hega Ltda, a qual trabalha oferecendo soluções em embalagens há 80 anos. As vendas são a pronta-entrega, ajudando seus clientes a encontrar soluções eficientes com qualidade e preço justo para valorizar e embalar seus produtos. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here