caixa-para-abelhas-economize-com-caixas-de-papelao-na-capturas-de-enxames
caixa-para-abelhas-economize-com-caixas-de-papelao-na-capturas-de-enxames

Acidentes envolvendo abelhas parece uma realidade um tanto distante para os brasileiros. No entanto, dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que os fenômenos são mais comuns do que imaginamos. Então, como podemos nos proteger dos “ataques”? A resposta é simples: por meio de caixas de papelão.

De janeiro a novembro de 2018, 18,8 mil pessoas foram picadas por abelhas no país, o número alarmante corresponde a mais de um acidente a cada meia hora. Dessas, 800 receberam atendimento médico em hospitais.

Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre as caixas isca, uma solução segura e econômica de prevenção a ferimentos e, até mesmo, óbitos por abelhas. Boa leitura!

Afinal, o que são as caixas isca?

As caixas isca, também conhecidas como caixas caça-enxames, são embalagens de papelão desenvolvidas para duas finalidades: receber colmeias ou capturar enxames. Utilizadas com frequência pelos apicultores, profissionais que criam e tratam abelhas, são ideais para quem deseja resolver a situação, sem desembolsar muitos recursos para isso.

De forma geral, as caixas de papelão são posicionadas no campo ou no apiário para atrair os insetos que passam por esses locais ou aqueles que saem das colônias. O método passivo é considerado eficiente, eficaz e sustentável, já que procura preservar a integridade física dos seres humanos e das abelhas, por meio do deslocamento dos enxames para longe dos centros urbanos.

É importante ressaltar que a resolução do problema não depende apenas das embalagens. Ela envolve também o preparo do usuário.

Por que você deve adquiri-las?

Como vimos, o uso de caixas caça-enxames apresenta uma série de vantagens. Além da segurança e economia de recursos, o produto impede a anafilaxia ou o envenenamento, decorrente da inoculação de toxinas, por conta de suas propriedades.

Separamos abaixo, os principais benefícios das caixas isca. Confira!

  • São alternativas confiáveis e seguras. Foram projetadas por equipes multidisciplinares, compostas por biólogos, agrônomos, engenheiros e designers, e testadas inúmeras vezes;
  • São reutilizáveis e, quando inutilizadas, permitem o descarte por compostagem no próprio local;
  • São confeccionadas com papelão especial ondulado, matéria-prima que é até dez vezes mais atrativa para abelhas do que a madeira, segundo estudos da Universidade de São Paulo (USP);
  • Facilitam os processos de logística e de distribuição, devido às suas dimensões e à sua leveza, ou seja, baixo peso;
  • São impermeabilizadas, na parte externa, com cera, o que permite maior atração de abelhas;
  • Podem conter, na parte interna, substâncias capazes de aproximar esses insetos, como o mel puro e o extrato de própolis (pólen, cera e resinas vegetais).

Agora que você já sabe quão vantajosa é a caixa isca e o seu modo de instalação, é hora de transferir, com cuidado, os favos com abelhas para uma caixa definitiva de abelhas. Não os derrube!

Feito isso, você está livre de enxames. É só aproveitar a tranquilidade e a redução de custos que essa alternativa oferece.

Gostou do artigo? Então, acesse o nosso site e o perfil da loja no Instagram, e encontre a embalagem adequada às suas necessidades!

Atenção, as caixas também são utilizadas por apicultores profissionais, no manejo das colmeias Consulte o site http://www.sosabelhas.com.br/produtos.html para mais informações.