Muitos artesãos e pequenos comerciantes encontram dificuldades na hora de traçar um plano de como fazer seu negócio crescer. Por quê? Bem, um dos principais motivos é a crença de que se precisa de muito dinheiro para fazer isso…
No entanto, com alguns passos e medidas simples você profissionaliza sua pequena empresa e agrega muito mais valor ao trabalho.
Vamos começar?
8 passos simples para fazer seu negócio crescer
1 – Frequente eventos da sua área
É como dizem: um bom networking faz toda a diferença. E que melhor maneira de construir boas relações profissionais do que frequentando eventos de artesanato, confeitaria e trabalho autônomo?
É aqui que você irá encontrar clientes e parceiros profissionais qualificados. Então, você já sabe: marque presença!
Fique de olho nas finanças!
2 – Separe as finanças da empresa das suas finanças pessoais
Não, você não é a sua empresa – mesmo que você seja o único profissional nela. Confundir-se nessa questão é bastante comum. E é também a causa de falências.
Você deve ter essa separação em mente: o que é da empresa, é da empresa e o que é seu, é seu. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer o controle de finanças e ver se sua empresa está realmente crescendo ou dando prejuízo.
3 – Mantenha-se atualizado com cursos e especializações
É isso que vai diferenciar o pequeno empreendedor de quem apenas trabalha em casa, como um hobby. Buscar conhecimento na sua área garante que você fique atento às tendências e saiba o que fazer para acompanhar seus consumidores.
Invista em um local como sede da empresa
4 – Nada melhor do que um cantinho só para você
Sabemos o que dar um passo como esse significa para um pequeno empreendedor – principalmente financeiramente. Mas acredite: vai valer a pena.
Além de deixar seu negócio com um ar muito mais profissional, você também irá ter muito mais liberdade e concentração na hora de produzir. O que é essencial se você trabalha usando a criatividade.
5 – Construa uma identidade visual para sua marca
Isso pode parecer supérfluo num primeiro momento. Mas pare para analisar: você compraria de marcas que não se importam com sua própria imagem? Criar uma identidade visual faz com que as pessoas se lembrem e confiem em você.
Não subestime o poder da comunicação!
6 – Invista em comunicação e marketing
“Isso parece papo para empresas grandes”. Você pode até pensar isso, mas está enganado. Isso se relaciona diretamente com a criação de uma identidade visual. Vamos dizer que seja a continuação desse projeto…
Redes sociais podem ser suas maiores aliadas aqui, já que não exigem grandes orçamentos e têm retorno garantido.
7 – Inove sempre
Não importa como! Basta que você busque referências e consiga marcar seu público-alvo de forma efetiva. Será inventando um doce? Fazendo promoções? Você decide o que mais se encaixa no perfil de empresa.
Uma boa embalagem fala mais da qualidade do seu produto do que você pensa…
8 – Valorize seus produtos com embalagens bonitas e atrativas
É como dissemos acima: uma boa embalagem fala mais do seu produto do que você imagina… Às vezes, é a primeira coisa que chama a atenção do cliente e o que pesa na hora da decisão de compra.
Por isso, pequeno empreendedor, jamais subestime o poder de uma boa embalagem. Além de valorizar seu produto, ela é responsável por meio caminho andado até o momento derradeiro do consumo.
Precisa de embalagens para valorizar seus produtos?
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre como fazer seu negócio crescer, temos outra coisa para dizer para você:
Se precisar de embalagem para vender seus produtos, já sabe: HEGAPACK tem a melhor solução em embalagem de cartão. Acesse nosso site e conheça o nosso catálogo.
Ou então, acesse o nosso blog para ter se inspirar e aprender muitas outras técnicas e ideias!