Se você tem habilidade para fazer deliciosos doces, tem também em suas mãos a oportunidade de ganhar dinheiro. Pesquisas do Ministério da Saúde aferiram que cerca de 20% dos brasileiros consomem doces diariamente. Por essa razão, esse setor de mercado tem um faturamento anual que atinge a casa dos 12 bilhões de reais.

Mas o fato é que onde há demanda, há oferta e isso significa que a concorrência pelos consumidores dessa fatia de mercado também é intensa. Por essa razão, se você deseja fazer dos doces artesanais uma fonte de renda, é importante ter uma boa estratégia para se destacar no mercado.

Se interessou pelo tema? Então continue lendo este artigo que preparamos especialmente para você e descubra como faturar mais com doces artesanais!

Analise seu mercado

O primeiro passo para faturar mais dinheiro com seus doces artesanais é analisar o mercado. Seja você um iniciante no segmento ou um confeiteiro que já tem experiência na produção e venda dos seus doces, é importante, periodicamente, observar esse quesito.

Para isso, defina com clareza quem é de fato o seu público-alvo. Isso impacta em toda a sua cadeia de produção, implicando em diferentes custos operacionais e variáveis margens de lucro. Uma boa forma de definir quem é o seu consumidor é analisar o local onde os doces são vendidos.

  • Qual a renda das pessoas que frequentam este lugar?
  • Qual a idade delas?
  • São mais homens ou mulheres?

A partir dessas informações, você pode fazer a seleção das receitas que terão mais saídas e dos ingredientes ideais. A qualidade na escolha destes é sempre fundamental para o sucesso do seu produto, mas deve ser compatível com o poder aquisitivo dos seus consumidores.

Por exemplo, trufas de chocolate belga terão um custo de fabricação alto. Este será transferido para o valor final do seu produto e ainda acrescido de outros, bem como da sua margem de lucro. Assim, o preço final será elevado, e seu público deve ter poder aquisitivo para tal, caso contrário, seu produto será perdido.

Invista na apresentação

Você já sabe quem é seu público-alvo, onde irá vender seus produtos e quais ingredientes utilizar. Mas ainda há um aspecto essencial para a conversão das suas vendas: a apresentação da sua mercadoria.

A embalagem em que seus doces serão acondicionados deve ser bonita e compatível com o produto e o público-alvo. Por isso, investir em materiais de boa qualidade é imprescindível.

E, nessa fase, a busca por fornecedores é uma atividade crítica. Busque por empresas que trabalhem com produtos que forneçam apelo estético e alta funcionalidade na embalagem de seus doces artesanais. Assim, você chama a atenção do seu público e demonstra cuidado na produção da sua mercadoria.

Observe que é importante que esse fornecedor mantenha o padrão de qualidade das embalagens. Além disso, as empresas que oferecem soluções a pronta entrega facilitam seu trabalho e agilizam a sua produção, contribuindo para que o seu faturamento com a venda de doces artesanais seja maior.

Veja nossa galeria do Instagram e visite nossa loja virtual para conhecer embalagens e soluções de alta qualidade para seus doces artesanais!